Vitória Alves
Brief info

Sou nascida e criada na Zona Oeste do RJ. Vitória mais conhecida como “Vivi”, ariana de carteirinha, ativista pelo direito das mulheres e amamente do mundo da saúde da mulher.

Vejo a minha caminhada profissional de cuidar de mulheres, bebês e famílias como um resgate porque sempre tive essa memória de cuidar e dar suporte desde muito nova para as mulheres em meu entorno. E ao longo da estrada da vida, fui me encontrando nesse mundo sem muito esforço, só deixando a maré me levar. Até que em 2011 comecei a cursar Enfermagem na UFF e em 2012, depois de um chamado, comecei a atuar como Doula e acompanhar oficialmente mulheres e famílias na gestação, parto e pós-parto.

Em 2015, com o desejo de aprofundar mais os estudos, fiz o curso de consultoria de amamentação no Instituto Mame Bem e passei atuar como consultora de amamentação e assim, consegui dar um suporte ainda mais especializado para mulheres e famílias no contexto da amamentação e puerpério.

Hoje continuo nessa estrada de aperfeiçoamento, atuando como enfermeira assistente no projeto Sankofa e aprimorando os estudos e técnicas no curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica da Escola de Enfermagem Anna Nery – UFRJ.

Atuar na equipe de enfermeiras da Sankofa é uma satisfação porque exercito a minha consciência coletiva e social de combate ao racismo, e da necessidade de acolhermos mulheres pretas e periféricas, que desejam e merecem uma assistência respeitosa na gestação, parto e pós-parto.