Joyce
Brief info

Como tudo que acontece na minha vida a enfermagem chegou de surpresa, como um caminho aberto para um futuro melhor. No ano de 2013, no ensino médio iniciei meu curso técnico de enfermagem na FAETEC e isso foi uma grande vitória para mim e para minha família. No decorrer do curso tive a influência de uma querida professora/amiga e diversas experiencias relacionadas ao atendimento à saúde da mulher que me fizeram entender o motivo do destino ter me colocado naquele lugar sem mesmo eu planejar. Eu nunca pensei que seria enfermeira ou que estaria onde estou hoje, mas parando para pensar, na minha infância sempre me encantei com histórias de parto e sempre tive a curiosidade de desvendar aquelas histórias que se passavam de geração em geração.

Em 2016 dei mais um grande passo na minha vida, ingressei na graduação em Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé. A partir daí, longe de casa um novo mundo de descobertas se abriu para mim, comecei a entender meu papel na sociedade como uma mulher negra, tudo e todos que eu represento e como eram grandes as possibilidades para mim. Durante a graduação muita coisa aconteceu, mudei de campus voltei para o Rio, pela universidade conheci outros estados e até outro país, também me apaixonei pela área de saúde pública que me ensinou a carregar comigo a ideia de equidade, respeito, formação de vínculo entre diversas outras coisas...

Hoje sou residente de enfermagem obstétrica pela Escola de Enfermagem Anna Nery – UFRJ e como mais uma surpresa da vida por convite da Ariana, minha maior inspiração na graduação, sou aprendiz no Sankofa e aqui além de amigas, ganhei mulheres inspiradoras, que nas suas individualidades me mostram a parteira, a enfermeira e também em muitos momentos a mãe que quero ser. E aqui cresço em torno de tudo que acredito, na ciência, no amor e no respeito à essa nossa ancestralidade.