Bruna Damasceno
Brief info

Sou mulher, sou da periferia, sou Enfermeira Obstétrica por formação, sou parteira urbana por vocação e mãe por amor. E só existem outras duas coisas que me encantam como a assistência humanizada às mulheres e ao nascimento; Sofia, a criança mais especial que já conheci e minha paixão por um café quentinho.

Nascida e crescida na zona oeste da cidade maravilhosa, aqui vivo até hoje, como típica mulher da periferia.  

Meu sonho de menina: ser parteira tradicional no interior de Minas Gerais. 

Sempre fui encantada pela beleza da chegada de uma nova vida, mas os planos seguiram por um caminho um tanto diferente, com o adoecimento de minha avó materna. Então por intermédio de uma amiga, com olhos brilhantes, me encantei pelo curso de Enfermagem e Obstetrícia da Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ. Em 2008, iniciava-se uma grande aventura. Na graduação encontrei pessoas incríveis, humanas e iluminadas que me aproximaram ainda mais dos meus desejos de menina. Ao fim da graduação, com apoio e incentivo da grande professora e amiga Carla, ingressei na Residência em Enfermagem Obstétrica pela UERJ. Em minha turma de residência conheci mulheres admiráveis. Foi um período de encantamento e muito aprendizado em que meu lema era: O treinamento exaustivo leva a perfeição”. 

Com intenção de permanecer em constante formação e sabendo a importância do atendimento especializado às gestantes, ingressei na pós-graduação em Atendimento pré-natal, pela Universidade Federal de São Paulo. Outra experiência ímpar. E assim, toda minha atuação profissional vem se desenhando voltada à prática da obstetrícia respeitosa e Baseada em Evidências. 

O primeiro parto que eu verdadeiramente FIZ e também o mais bonito que já assisti aconteceu em 10 de novembro de 2017 às 12:45. Quando minha filha nasceu e eu renasci, em um parto domiciliar planejado. Eu pari como minhas avós. Pari da forma mais natural e respeitosa que existe. INESQUECÍVEL. 

Tive acompanhamento pré-natal e parto como acredito que todas as mulheres merecem. Fui acompanhada por essa belíssima equipe: Sankofa. Com sua estreia, como equipe, em meu parto.  E hoje, com um orgulho que não cabe dentro de mim, posso dizer: sou PARTEIRA da equipe que admiro por fazer um trabalho singular; mas também por ter assistido tão de perto a minha transformação. Sem dúvidas, o nascimento da Sofia deu origem a uma nova mulher e o Sankofa fez parte disso.

GRATIDÃO!