Bruna Damasceno
Brief info

Sou mulher, sou da periferia, sou Enfermeira Obstétrica por formação, sou parteira urbana por vocação e mãe por amor. E há apenas duas outras coisas pelas quais sou tão apaixonada, como assistência qualificada e cuidadosa à mulher e ao parto; Sofia, a criança mais especial que já conheci e um café quentinho.

Nascida e criada na zona oeste do Rio de Janeiro, minha cidade maravilhosa, moro aqui até hoje, como uma típica mulher da periferia.

Meu sonho de infância: ser uma parteira tradicional no interior do país. Sempre fui atraído pela beleza da chegada de uma nova vida. Mas meu sonho estava prestes a tomar um rumo inesperado, um pouco diferente do que eu planejava quando criança.

E foi através de uma amiga, de olhos brilhantes, que decidi ingressar no curso de enfermagem e obstetrícia da Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ. Em 2008, começa uma grande aventura. Na graduação conheci pessoas incríveis, humanas e esclarecidas que me aproximaram ainda mais dos meus desejos de menina e os sonhos só cresceram. Ao final dos meus estudos, com o apoio e incentivo de uma mulher maravilhosa, a professora e amiga Carla, ingressei na residência em enfermagem obstétrica da UERJ. Na minha aula de residência, conheci mulheres maravilhosas com quem convivi mais do que com minha família. Foi um período de muito aprendizado onde meu lema foi: "O treinamento extensivo leva à perfeição".

Com a intenção de permanecer em constante capacitação e sabendo da importância do atendimento especializado à gestante, ingressei no Curso de Pós-Graduação em Pré-Natal da Universidade Federal de São Paulo. Mais uma experiência única. Assim, todo o meu trabalho profissional foi projetado para se concentrar na prática de obstetrícia respeitosa e baseada em evidências.

O primeiro parto que realmente FIZ também foi o mais intenso e bonito que já vi. Aconteceu no dia 10 de novembro de 2017 às 12h45, com a chegada da Sofia, minha filha nasceu e eu renasci, em um parto domiciliar planejado. Dei à luz como minhas avós, da forma mais natural e respeitosa possível. INESQUECÍVEL.

Tive acompanhamento pré-natal e parto como acredito que todas as mulheres merecem. Fui acompanhada por essa belíssima equipe: Sankofa. Que teve sua estreia, como equipe, em meu parto. E hoje, com um orgulho que não cabe dentro de mim, posso dizer: sou PARTEIRA da equipe que admiro por fazer um trabalho singular; mas também por ter assistido tão de perto a minha transformação. Sem dúvidas, o nascimento da Sofia deu origem a uma nova mulher e o Sankofa faz parte de tudo isso.

GRATIDÃO!